Porque o Cabeçote da CB 300 Trinca

Porque o cabeçote da CB 300 trinca? Um cabeçote odiado por muitos e odiado por mais alguns ainda. Ela que no geral é uma boa moto, apelidada de Mini Hornet seria melhor ainda se não fosse esse mero detalhe, a trinca no cabeçote.
Esse problema que é um defeito de fabricação vindo desde a primeira moto da série nunca foi resolvido e aliás foi amenizado em uma das ultimas do mercado, a CB 300 de 2012 mas não resolvido.

Conheça os 3 principais culpados do porque o cabeçote da CB 300 Trinca :

O primeiro e principal culpado para o cabeçote da CB 300 e da XRE 300 trincar é a sua estrutura em que a vela é muito próxima das sedes de válvulas e por isso acaba tendo uma parede muito fina e consequentemente fraca demais. Essa é a mais famosa e óbvia explicação do porque de trincar o cabeçote.

O segundo e menos conhecido dos culpados é a mistura extremamente pobre de ar e combustível na combustão do motor. A injeção de gasolina é muito baixa para a quantidade de ar. O que acaba levando uma combustão incompatível com o seu motor e sua cilindrada gerando o super aquecimento até trincar o cabeçote (Podendo até mesmo derreter a cabeça da válvula.

O terceiro e menos conhecido ainda dos culpados é um que ninguém gosta de ouvir. Já chutou quem é? Acertou é você mesmo que acha que manutenção preventiva é frescura. Uma das manutenções mais importantes e negligenciados na moto é o pastilhamento na regulagem de válvulas. Isso é oque regula o tempo e distância exata de abertura e fechamento da válvula. Da uma olhada no giff abaixo pra eu te explicar:

Cabeçote CB 300

Ta vendo aquela pecinha verde? É a válvula, uma delas é a de escape e toda vez que fecha ela resfria para não super aquecer. E quando não é feito pastilhamento na regulagem de válvulas o motor funciona com ela apertada e a válvula passa tempo demais aberta e não encosta direito na sede para resfriar a válvula. Mas agora imagina só essa válvula suportando 3 mil explosões por minuto sem o devido resfriamento? Ela não só empena (pode chegar a derreter) como super aquece todo o motor levando consequentemente a trinca do cabeçote por já ter paredes fracas e uma distância curta da vela para as válvulas.

Esse é um dos principais motivos do porque o cabeçote da CB 300 trinca.

Decore sua mesa com o que mais ama MOTOR ⚙🔥

Relógio de Pistão

Quer saber porque cortar de giro estraga a moto? Clique aqui para entender…

4 respostas para “Porque o Cabeçote da CB 300 Trinca”

  1. Comprei uma cb 300 de segunda mão já fez o cabeçote e pastilhamento .uma pergunta pode voltar a trincar o cabeçote ? Só ando no máximo 7 mil giro obrigado

    1. Opa Nilson,o cabeçote da cb300 quando trinca o ideal é trocar o cabeçote,existem algumas “soluções temporárias” por ai que o pessoal faz, mas apenas maquia o problema, em pouco tempo a trinca causa problemas novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *