Cortar de Giro? Entenda o Prejuizo 😬

Quer saber se cortar de giro estraga a moto? Continue lendo para entender..
Apesar das motos de alta cilindrada como hornet, xj6, cbr1000rr, e etc terem um som bonito ao cortar de giro, estraga sim e muito.
Talvez não saiba o quão grave é o dano ao motor mas essa imagem mostra claramente a gravidade de ficar sempre cortando de giro.

Agora vamos ao que ocorre dentro do motor ao cortar de giro :

Você está vendo o cabeçote de uma CG125 que quebrou a cabeça da válvula com o motor em funcionamento no momento que estava cortando o giro absurdamente alto e acima do normal fez com que o funcionamento do motor saísse de sincronia ocorrendo dois problemas dentro do motor: Em primeiro lugar a válvula começou a “flutuar” pelo excesso de velocidade em que a da válvula em que a mola não é capaz de acompanhar, deixando a válvula constantemente aberta e à super aquecendo. Em segundo lugar e ao mesmo pelo pistão estar fora do tempo certo e fora de sincronia do motor, começou a socar na válvula até quebrar a cabeça dela.

Assim é o funcionamento interno de um motor. As peças verdes são as válvulas de escape e admissão, e oque está alternando subida e descida são os pistões:

cortar de giro
Motor Interno

Agora imagine só se uma dessas válvulas quebra e fica solta ali dentro com o motor a 8000 RPM? (Rotações Por Minuto)
É isso que ocorreu na foto desastrosa lá em cima !

O único intuito desse texto é alerta-los dos danos e consequências dessa brincadeira para que a partir de hoje quando você cortar de giro ter mais consciência dos gastos e reparos que terá que realizar pela frente, mesmo que não quebre a válvula poderá haver empeno e será necessário trocá-las, sinais disso podem ser certos tipos de barulho na moto aliada a perca de potencia e velocidade final sendo que o ideal é levar a um profissional para analisar o problema de perto e com precisão.

Decore sua mesa com o que mais ama MOTOR ⚙🔥

Relógio de Pistão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *